Você sabia que seu poço artesiano também precisa tomar um banho?

Você sabia que seu poço artesiano também precisa tomar um banho?

Sim! Vai chegar um momento em que o seu poço artesiano vai apresentar algumas pequenas anormalidades como, por exemplo, baixa vazão, mau funcionamento dos equipamentos, má qualidade da água, dentre outros. Mas pode ficar tranquilo. Tudo isso pode ser apenas um sinal de que ele necessita de um bom banho, que chamamos de limpeza. Quer saber como ela é realizada? Primeiro, precisamos explicar alguns detalhes para que você entenda melhor. Vamos lá!

Se o poço artesianos tem 100 metros de profundidade, por exemplo, não quer dizer que a sua motobomba esteja instalada lá no fundo. Se o nível dinâmico foi de 60 metros, a motobomba se encontrará em uma profundidade aproximada de 72 metros. Nesse caso, sobra então, uma coluna de água parada de 28 metros, onde se criam sedimentos. Uma parte dessa “sujeira” vai sendo sugada pela motobomba, chegando até a sua caixa d’água. A outra parte fica impregnada nas paredes do poço, podendo entupir as fissuras, trincas e filtros por onde ele é alimentado.

É importante ressaltar que o ferro bactéria é uma das “sujeiras” mais comuns da água subterrânea. Seu acúmulo pode gerar uma gosma que, se não for retirada, prolifera no fundo do poço devido as condições do ambiente (falta de luz + oxigênio).

Quando muitos sedimentos ficam acumulado nessa área, essa é a hora de dar aquele banho no poço. Essa limpeza é realizada com um compressor de ar e produtos químicos biodegradáveis que não agridem o meio ambiente, pois são feitos de ácido cítrico. Bom, né?

Para começar, a motobomba é retirada do poço, dando lugar à tubulação e a mangueira de ar que chegam bem próximo ao seu fundo. Ambas são acopladas ao compressor que injeta ar por meio da mangueira e faz com que a água e seus agregados subam pela tubulação. Em seguida, é feita uma retrolavagem, para que saia mais sujeira. Por fim, é feita a aplicação do produto químico, que fica descansando no poço por, no mínimo, seis horas.

No dia seguinte, é feita então outra retrolavagem para a retirada do produto e pronto: seu poço está prontinho e limpinho para continuar sendo utilizado e trazer muitos benefícios para o seu dia a dia.

Ah! Tem mais uma coisa. Existem dois tipo de limpeza: a preventiva e a corretiva. A primeira é realizada periodicamente, conforme a necessidade do seu poço. Ela serve para precaver os danos aos equipamentos instalados (motobombas, tubos e conexões), garantindo maior economia, já que os equipamentos têm custo elevado de manutenção e de troca. Além de garantir a qualidade da água e o bom funcionamento de todo sistema, incluindo o reservatório.

Já a corretiva, é indicada para poços que já apresentam danos nos equipamentos, entupimento da parte hidráulica e comprometimento da qualidade da água. Nesse caso, o valor da manutenção é onerado.

Agora que você entendeu tudinho, entre em contato com a Hidronova para avaliar a necessidade de limpeza do seu poço artesiano. Lembrando que o período entre cada “banho” vai depender da forma como cada pessoa utiliza o poço, como foi feita a última limpeza, entre outros fatores. Existe também a possibilidade de realizar uma limpeza programada, que permite o abastecimento do reservatório previamente para que não ocorra o risco de faltar água. 😉

debora

2 comentários

  1. Furamos um poço com 80 metros e estamos com água de má qualidade . salobra e com cheiro e gosto de ferro. Há alguma coisa que se poça fazer?

    Responder
    1. Olá Wilson. No processo de perfuração é preciso ser considerado o material utilizado, o local do poço, e princialmente, em caso de água de má qualidade, se o tratamento da água do poço está sendo feita corretamente. Esse tratamento é muito importante, bem como a limpeza do poço artesiano! Iremos entrar em contato para saber de forma mais detalhada a sua situação!

      Abraços.

      Responder

Escreva uma resposta ou comentário