Há quem pense que perfurar um poço artesiano seja um grande e assustador bicho de 7 cabeças. O que poucos sabem é que optando por uma empresa séria e responsável, essa tarefa se torna ainda mais simples e acredite: com grandes chances de ser um sucesso, seja para a sua residência ou para o seu negócio.
Quer dar o primeiro passo para ter o seu próprio poço artesiano? Confira as etapas que você deve seguir para incluir essa solução no seu dia a dia.
1 – Análise do terreno
O terreno onde será perfurado o poço artesiano deve contemplar um espaço apropriado para receber o maquinário necessário para a realização da obra. Em geral, ele deve ter pelo menos 8 metros de comprimento por 3 metros de largura. Para que a chance de encontrar água seja grande, é importante fazer um bom mapeamento geológico e geomorfológico do local, tarefa que deve ser executada por um bom profissional.
Muitos se perguntam se é possível utilizar alguma técnica para determinar qual o melhor local para a perfuração de um poço artesiano. E a resposta é sim! Por meio de um mapeamento hidrogeológico podemos obter informações sobre as características do relevo, tipo de rocha, tipo de sedimentos e forma das drenagens da região. A combinação desses fatores é quem vai determinar a eficiência da locação do poço.
2 – Elaboração do projeto
Escolhido o local, deve-se então partir para a elaboração do projeto. De acordo com o tipo da região vai se determinar também o tipo de poço que será perfurado e o tempo médio de duração da obra, que vai variar de 2 a 30 dias, ou de acordo com cada obra. E por falar em tipos de poços, você pode saber mais sobre as diferenças de um poço artesiano e semi-artesiano clicando aqui.
3 – Licença de perfuração
Para dar início ao processo de perfuração do poço é necessário que a obra atenda as normas da legislação. Fazendo isso, você garante a captação de uma água de boa qualidade e um projeto que não ofereça riscos para a natureza. O pedida da licença é enviado para o Igam e, uma vez autorizada, tem validade de 6 meses. Clique aqui, para saber mais sobre a outorga e outras licenças e cadastramentos necessários para obter a permissão de perfuração do poço.
4 – Início das obras
Com a licença e todos os documentos em mãos é dado início as obras. A profundidade do poço vai determinar o valor e o seu tempo de duração. É importante ressaltar que primeira captação de água só pode ser feita a partir dos 12 metros, ou seja, após chegar no lençol freático. Assim, evitamos a captação de água contaminada e perenidade, além de evitar problemas com estiagem ou seca, já que os lençóis freáticos são abastecidos basicamente com água superficial. Mas esse número vai variar de acordo com as características da região, como tipo de solo, por exemplo.
5 – Teste de vazão
Após a conclusão das obras e da determinação da profundidade do poço, é realizado o teste de vazão, que vai atestar tanto a qualidade da água, quanto a sua potabilidade. Esse teste deve ser feito seguindo as normas estabelecidas pelo DAEE – Departamento de Águas e Energias Elétrica, que exige sua realização após a conclusão das obras e também quando surgem alterações significativas nos valores indicados na outorga de uso da água, da qual vamos falar mais adiante.
6 – Instalação da bomba
O resultado do teste de vazão vai determinar também o volume que poderá ser armazenado bem como a capacidade do sistema de bombeamento da água. Para saber qual bomba será ideal para a sua instalação é necessário fazer um dimensionamento, ou seja medir a altura manométrica de sucção e altura manométrica de elevação.
7 – Outorga de uso
Com o poço completamente pronto, é preciso solicitar então a liberação da Outorga (ela é o documento que dá o direito de uso dos recursos hídricos). Esse instrumento tem como principal objetivo garantir o controle quantitativo e qualitativo do uso da água bem como o direito ao exercício de acesso a ela. Ela tem duração de 5 anos e, deve ser renovada antes de seu vencimento.
Esperamos que este post tenha tirado suas dúvidas. Se ainda tem algo que você gostaria de saber, entre em contato conosco pelo nossos telefone: (31) 98899-0041 ou (31) 98751-3673.
Você também pode nos enviar um email: vendas@hidronova.com.br
21 de janeiro de 2018
Eu quero saber como achar uma boa água
19 de fevereiro de 2018
Olá Maick! A água das reservar subterrâneas, que são as encontradas através do poço artesiano, é uma água limpa, e de qualidade. Porém, pela lei, é obrigatório fazer um tratamento dessa água, para poder usufruir dela. Você pode ler um pouquinho mais sobre isso nesse post do nosso blog http://www.hidronova.com.br/agua-de-todo-poco-artesiano-poder-ser-consumida/ ou entrar em contato conosco pelo e-mail vendas@hidronova.com.br ou pelo telefone (31) 3395-5866. Ficaremos felizes em tirar suas dúvidas! Abraços!
11 de abril de 2018
Estou querendo adquirir um terreno dentro de um condomínio e não há água encanada e quero saber quais são as licenças, valores e se é verdade que a água do subsolo é mais caro o valor do metro cúbico do que seria na água encanada ?
16 de abril de 2018
Olá Fabiano! Enviamos um email para você para entrarmos em contato e tirar sua dúvida, ok? Abraços 🙂
10 de julho de 2018
Olá minha casa fica a uns 100 metros de um rio, e a grande maioria do terreno é bem arenoso, gostaria de saber se isso facilita a abertura do poço e se fica mais fácil ou mais rápido de chegar até a água. Queria saber também uma base de preço.
Obrigado!
27 de agosto de 2018
Olá Felipe. Iremos entrar em contato com você para melhor explicar suas dúvidas, ok?
26 de julho de 2018
Ola perfurei um poço artesiano de 90 mts so que sai pouca agua sera que terei que fazer outro poço?
27 de agosto de 2018
Olá Sueli. A causa para sair pouca quantidade de água deve ser avaliada por diferentes questões. Iremos entrar em contato com você, para sanar sua dúvida, ok?
22 de agosto de 2018
Boa noite. Gostaria de saber quais sao as opções para exploração do lençol freático para uma residencia em perimetro urbano. Li em algum lugar que a cisterna nao necessita de autorga. Quais as definições, largura, profundidade, para cisterna, cacimba, poço tubular, artesiano, semi-artesiano. Grato.
27 de agosto de 2018
Olá Victor. Iremos entrar em contato com você, para tirar suas dúvidas, ok?
25 de agosto de 2018
Post muito legal. Eu acabei de encontrar o seu site e gostaria de falar que de fato os seus posts são ótimos. Até mais abraço.
12 de fevereiro de 2019
Olá! Agradecemos o seu feedback 🙂
27 de agosto de 2018
Informação valiosa. Para minha felicidade que achei o seu website por acaso, e estou muito satisfeito com o que eu encontrei aqui. Felicidades abraço.
3 de dezembro de 2018
Olá Benjamin. Muito obrigada pelo seu feedback! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos.
28 de agosto de 2018
Post muito legal. Eu acabei de encontrar o seu site e queria falar que de fato os seus posts são ótimos. Felicidades abraço.
3 de dezembro de 2018
Olá Steffanie. Agradecemos o feedback!
15 de setembro de 2018
boa tarde
Onde consigo fazer o mapeamento hidrogeologico do meu terreno:
Mandei furar um poco e depois de j6m de profundidade encontramos pedra.
Disseram que ali é uma pedreira.
Consigo achar agua neste local;
grata
Lucilia
3 de dezembro de 2018
Olá Lucilia. Dependendo da localização, encontrar pedreiras é normal mesmo. Iremos entrar em contato por e-mail, para tirar sua dúvida, ok? Você também pode ligar no (31) 3395-5866 e conversar com nosso diretor, o Guilherme, que poderá te ajudar! Abraços e obrigada pelo contato!
18 de setembro de 2018
Olá.Boa noite! Pretendo fazer um poço artesiano, mas estou com muito receio da água vir com cor de ferrugem.Pois tinha um poço normal e deu água boa por alguns anos, mas hoje este mesmo poço só dá água com cor de ferrugem.O que posso fazer ?A que devo me atentar antes de furar esse poço?
3 de dezembro de 2018
Olá Greice. A corda da água de um poço pode ocorrer por vários fatores. Entraremos em contato por e-mail para sanar sua dúvida. Caso queira também, podemos conversar pelo telefone para explicar melhor sua dúvida! Pode entrar em contato conosco pelo (31) 3395-5866.
29 de setembro de 2018
Gastei uma nota pra fazer um poço só encontraram água com 155metros de profundidade…ainda assim falaram que dará somente 2mil litros por dia….isso tem lógica???
3 de dezembro de 2018
Olá Eriel. Você pode encontrar em contato conosco para tirar essa e outras dúvidas. Um poço depende muito da região, do solo, e cada um possui características específicas, como profundidade e quantidade de água. Mas se você quiser, o Guilherme, nosso diretor, poderá te explicar melhor sobre essa situação. Se quiser entrar em contato conosco, será um prazer te ajudar: (31) 3395-5866.
7 de novembro de 2018
Quero saber qual o melhor local para fazer um poço artesiano no meu terreno que fica na Av.Juvenir Francisco de Oliveira 176 Bairro Grama Paraiba do sul no Rio de Janeiro.
CEP 25.850.000 = preciso saber inclusive qual o custo para a elaboração do projeto e qual o custo do poço Gostaria de saber se voces também fazem o pedido de licença dpara a perfuração jun to ao IGAM
3 de dezembro de 2018
Olá Lúcia! Infelizmente, não atendemos na região do Rio de Janeiro, e a estimativa de preço depende de alguns fatores, que pode mudar de estado para estado também! Mas agradecemos seu contato!
14 de novembro de 2018
Pretendo comprar um terreno entre Portão e São Sebastião do Caí a pessoa disse que posso fazer um poço artesiano lá isso confere? Ana Lúcia
12 de fevereiro de 2019
Olá Ana Lúcia! Sugerimos que você entre em contato para agendar uma visita de uma empresa na região, para avaliar o local. É preciso avaliar várias questões, como solo, localização, possibilidade de chegada do maquinário na região, entre outros. Mas o principal é saber se o órgão responsável pela autorização, irá liberar a licença para a realização da perfuração. Abraços!
27 de novembro de 2018
Olá boa noite, minha casa tem bastante pedras, eu gostaria de um poço! Mas como ter certeza que terei água?
Nas pedras saem água em todo tempo!!
Aguardo!
Obrigada
3 de dezembro de 2018
Olá Mariana! Dúvida bacana! Iremos entrar em contato pelo e-mail!
28 de novembro de 2018
gostaria de saber se há possibilidades de um poço artesiano em um solo considerado alagado, tambem conhecido como terra baixa.
3 de dezembro de 2018
Olá! Iremos entrar em contato por e-mail, para responder sua dúvida!
14 de dezembro de 2018
As respostas às perguntas são selote muito evasivas e não esclarecedoras. Existe perguntas que as respostas satisfazariam a outras pessoas que aqui vieram com dúvidas.
12 de fevereiro de 2019
Olá Maria, tudo bem? Agradecemos o seu feedback e iremos sempre tentar responder de forma mais completa por aqui, para ajudar outros que também tiverem a mesma dúvida! Nossa equipe técnica é a responsável para dar as melhores informações e tirar as dúvidas de cada pessoa! Geralmente as perguntas acarretam mais dúvida, e acreditamos que a melhor forma de responder à isso é contato direto e personalizado. Se tiver algo que você esteja com dúvida, pode entrar em contato conosco pelo telefone (31) 3395-5866 e pelo e-mail vendas@hidronova.com.br! Ficaremos felizes em te atender e ajudar com as dúvidas!
Abraços 🙂
17 de dezembro de 2018
Bom dia!
Preciso de um poço artesiano na minha residência mas eu Só tenho lugar na minha calçada publica posso fazer nela?
12 de fevereiro de 2019
Olá Rodrigo!
Quem libera a licença para perfuração é o Igam (órgão estadual) mas se for para fazer na calçada, você precisará de uma autorização da prefeitura também, que pode deferir ou indeferir a obra, dependendo do acesso ao local, e também é necessário avaliar os postes da Cemig, se acarreta em alguma interferência. Entre em contato conosco pelo (31)3395-5866 ou vendas@hidronova.com.br para agendarmos uma visita e entender melhor sua situação e o local para a perfuração. Abraços 🙂
29 de dezembro de 2018
Site interessante, mas poderia explorar mais as respostas para quem é leigo entender um pouco mais. Alguns respostas é entraremos em.contato…. deixando as perguntas sem resposta para o leitor
12 de fevereiro de 2019
Olá Anderson, boa tarde. Agradecemos o seu feedback e iremos sempre tentar responder de forma mais completa por aqui, para ajudar outros que também tiverem a mesma dúvida! Como as dúvidas sobre perfurar um poço artesiano geram outras dúvidas, principalmente para quem é leigo, o melhor atendimento nesse caso é dar um retorno pelo telefone, personalizado, para sanar todas as dúvidas da pessoa. Nesse assunto específico, uma dúvida acaba gerando outra, e conversar pelo telefone ajuda mais a a esclarecer todas elas. Mas é interessante saber quais dúvidas cada pessoa tem, para termos mais informação no site e postarmos mais conteúdo que possam ajudar! Se você tiver alguma sugestão de algo que tenham curiosidade em saber, é só nos falar 🙂 Abraços
17 de janeiro de 2019
ola gostaria , de saber a partir de qual profundidade, se encontra a agua, normalmente?
12 de fevereiro de 2019
Olá Ana Paula, tudo bem? A profundida em que será encontrada água no seu poço artesiano irá depender muito, e vários fatores podem interferir nisso como o solo, a localização, entre outros. Vou pedir nossa equipe de vendas para entrar em contato com você e tirar sua dúvida melhor!