Poço artesiano e semi-artesiano: conheça a origem do nome e suas características.

Poço artesiano e semi-artesiano: conheça a origem do nome e suas características.

A palavra “artesiano” vem do Francês ARTÉSIEN, “relativo a Artois ou Artesia”, região da França onde começaram a perfurar os primeiros poços artesianos. Embora esse acontecimento tenha ocorrido somente no século XII, há indícios de que os chineses já realizavam esse tipo de perfuração por volta de 5000 a.C.

Um poço é chamado de “artesiano” quando suas águas fluem naturalmente do solo, sem a necessidade de bombeamento. Já um poço “semi-artesiano”, por não possuir pressão de confinamento suficiente, necessita do auxílio de equipamentos para jorrar água.

Embora existam essas duas opções, não é possível escolher, previamente, entre a perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano, isso fica sob responsabilidade da natureza. Local, tipo de solo e diversas outras características são os fatores que vão determinar se a água jorrará sozinha ou se vai ser necessário o auxílio de equipamentos. Segundo o Diretor Comercial da Hidronova, Guilherme Castro, durante seus 28 anos de mercado, em 98% dos casos foi realizado a perfuração de poços semi-artesianos. Somente em 2% dos projetos não foi necessária a utilização de equipamento para bombeamento da água.

Agora que você já conhece as características de cada um dos poços, entre em contato com a Hidronova e solicite um orçamento. Não deixe de conferir também mais informações sobre a legislação dos poços artesianos e semi-artesianos e ficar por dentro de todos os documentos necessário para dar início a sua obra.

debora

Escreva uma resposta ou comentário