Dúvidas Frequentes
O que é um poço artesiano?
É a captação de água subterrânea por meio de um poço tubular profundo. O serviço de perfuração de um poço artesiano busca atingir o subsolo entre as rochas, onde se encontram 97% da água potável que existe no planeta. A água captada no poço artesiano é mais pura, potável e com uma porcentagem maior de sais minerais, estando em boas condições de consumo.
O que é poço semiartesiano? Quando é sugerido fazer esse tipo de poço?
O nome “artesiano” é dado ao poço em que a água jorra naturalmente. Quando é necessário utilizar uma motobomba para a extração da água, se dá o nome de poço semiartesiano. Sugere-se a construção desse tipo de poço quando é preciso extrair a água para qualquer necessidade, principalmente onde não se tem o fornecimento através de sistema público de água, ou se o consumo é de grande porte, evitando correr o risco de faltar água.
Posso ter um poço artesiano na minha casa? E no meu negócio?
Sim, desde que haja acesso e espaço para comportar os equipamentos necessários para a perfuração.
Existe algum tipo de negócio que não comporta poço artesiano?
Isso irá variar das condições do local, mas desde casas até hospitais, empresas de saneamento básicos, hotéis e pousadas, academias, prédios residenciais, postos de gasolina a supermercados podem ter o seu poço artesiano.
Com o poço artesiano, é garantido encontrar água?
Não. Isso vai depender do terreno onde será feito o poço. Porém, a margem de sucesso é de 98%.
Que etapas devem ser seguidas para perfurar um poço artesiano?
Primeiramente, será feita uma visita ao local onde será feito o poço artesiano. Após esse processo, o cliente vai precisar de uma licença de perfuração (outorga) liberada pelo IGAM, que deve ser solicitada por um geólogo ou engenheiro de minas. A HidroNova oferece esse serviço por ter em sua equipe um geólogo especializado. Saiba mais aqui. Com a licença aprovada, o cliente deverá entrar em contato com a HidroNova e solicitar o serviço de perfuração.
Qual é a vazão média encontrada em uma perfuração? Qual a profundidade média de uma perfuração em Minas Gerais?
A vazão média vai depender da localidade do terreno onde será feito o poço artesiano, do tipo de material encontrado no subsolo, da profundidade de revestimento, da profundidade final do poço e do tipo de maquinário que será utilizado para fazer a perfuração (rotopneumático ou percussão).
Qual o tempo médio gasto para se perfurar um poço?
Este tempo pode variar de três dias até meses. O tempo médio depende do subsolo onde o poço está sendo construído.
Existe a necessidade de sempre fazer o tratamento da água encontrada?
Sim. De acordo com o Ministério da Saúde, qualquer água captada in natura, se for para o consumo humano e outros, é obrigatório fazer o tratamento. O tipo de tratamento varia de acordo com a análise da água.